domingo, 12 de maio de 2013

TEMÁTICA: ESCRAVIDÃO NO BRASIL VI


Texto referente ao dia 11/05/13


TEXTO 6: A Resistência

A resistência dos escravizados se deu de várias maneiras: suicídos, assassinato de feitores e senhores, sabotagem no trabalho e fugas.
Os fugitivos fundaram vários núcleos populacionais denominados quilombos, ficando mais célebre o Quilombo dos Palmares. Há divergências sobre a origem da palavra quilombo. Pode significar "acampamento", ou "comunidade de guerreiros" da nação umbunda.
Existiram diversos quilombos; o mais conhecido, situado na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares, ficava na região que integrava, na época, a capitania de Pernambuco e deve seu nome ao grande número de palmeiras existentes na área.
No conceito geral, quilombo era um povoado, em geral, escondido na mata onde moravam os negros que haviam fugido do cativeiro. O quilombo foi a unidade básica de resistência dos escravos.
Pequeno ou grande, estável ou de vida precária, em qualquer região em que existia a escravidão, lá se encontrava ele, como elemento de desgaste do regime servil.
O Quilombo de Palmares surgiu na época da dominação holandesa. Em 1644, os holandeses já haviam tentado destruí-lo, mas fracassaram.
Ao contrário do que diziam as autoridades, Palmares não era um simples reduto de bandidos e salteadores. É claro, às vezes, os quilombolas ou "palmaristas" (nome adotado nas documentações coloniais) faziam ataque às fazendas vizinhas, de onde carregavam mantimentos e armas. No entanto, em muitos casos, mantiveram relações comerciais com as comunidades vizinhas, em que o respeito era mútuo.
O estado de Palmares caminhou para um estrutura centralizada quando os chefes de vários mocambos* aclamaram "o maior de todos os palmarinos" e o intitularam Ganga-Zumba, que queria dizer grande chefe. Em questões cruciais - a guerra e a paz, por exemplo -, Ganga-Zumba tinha de ouvir um conselho composto por chefes políticos e militares.
A economia se assentava na propriedade social dos meios de produção, com as famílias recebendo terra em usufruto e tendo de entregar parte do que produzia à comunidade. Com exceção de objetos de uso pessoal, o restante pertencia ao mocambo.
Não havia em Palmares um igualitarismo social absoluto. Os récem-chegados exerciam funções e tinham uma posição inferior àqueles que viviam no quilombo havia a mais tempo.
Zumbi dos Palmares foi o grande líder da resistência negra. A provável data de sua morte (20 de novembro) tornou-se o Dia Nacional da Consciência Negra.
* choça que serve de abrigo aos negros fugitivos.
Prof. Marcelo Rebinski

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