quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Editorial: Limites democráticos

* Marcelo Rebinski

  |Limites democráticos

Edit22
A democracia permite, mas também limita. Agredir, incendiar, invadir, depredar e restringir os direitos de outras pessoas são ações antidemocráticas.

Os conflitos da democracia devem ser resolvidos com mais democracia, e não com menos. Esta frase define bem o ideal de todos os democratas, que reconhecem a liberdade como principal instrumento para a construção de uma sociedade justa e civilizada. Mas a democracia também tem limites. E as manifestações de rua que se vêm registrando no país por grupos organizados e minorias comprometidas com causas que nem sempre são coletivas têm testado diariamente estes limites, sem que os governos e as forças de segurança se mostrem suficientemente preparados para lidar com a quebra da ordem pública.
Em alguns lugares, a polícia intervém com excesso de força, em outros omite-se a ponto de permitir depredações. Como os protestos invariavelmente causam transtornos à população e têm sido frequentes, o país precisa aprender a conviver com eles. Mas o primeiro passo tem que ser dado pelos governantes. Diante do atual cenário, é imprescindível que o poder público, em todos os seus níveis, adote estratégias preventivas, baseadas na inteligência, no diálogo e na dissuasão pacífica de manifestações violentas _ sem que as forças policiais renunciem ao seu dever constitucional de proteger os cidadãos e as instalações públicas ou privadas. O ideal, obviamente, é menos polícia e mais diálogo.
Representantes de movimentos sociais gostam de dizer que a melhor maneira de evitar manifestações é atender suas demandas, antes que os ativistas vão às ruas. Trata-se, porém, de uma utopia. Nem todas as demandas podem ser resolvidas com o atendimento, pois muitas delas derivam de posições antagônicas e se transformam em litígios. Numa democracia, os conflitos devem, sempre, ser resolvidos de forma negociada. Mas as pressões são válidas e legítimas. A própria Constituição brasileira assegura a todos os cidadãos o direito de se manifestar, de fazer greve, de se organizar para pressionar os patrões e os governos. Também garante a quem quiser o direito de protestar contra decisões do poder público, como é o caso dos gastos com a Copa do Mundo ou da própria realização do evento.
O que não está bem resolvido é a questão dos limites. A democracia permite, mas também limita. Protestar, gritar, exibir faixas, ocupar espaços públicos, tudo isso faz parte do jogo democrático. Mas é preciso entender que agredir, incendiar, invadir, depredar e restringir os direitos de outras pessoas são ações antidemocráticas. Cabe ao Estado, como a representação que a sociedade lhe concede, negociar, dialogar e evitar que tais atos se consumem ou, em último caso, reprimi-los.

Marcelo Rebinski, professor e historiador

Publicação na Gazeta do Povo do dia 27/02/14

Greve 3 

Certamente o que está por trás da interrupção é muito mais do que a pauta de revindicações de motoristas e cobradores – que, por sinal, têm razão quanto ao baixo salário e às condições precárias de trabalho. Há interesses obscuros por parte das empresas e da própria prefeitura em não resolver o problema da malfadada caixa-preta, mostrando para a população o que realmente impacta no valor real da tarifa.

Marcelo Rebinski, historiador

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Calendário Escolar - 1º semestre - 2014

Confira o calendário escolar previsto para o 1º semestre de 2014

Fevereiro
Dia 10                    Início do ano letivo

Março
Dia 03,04               Feriado - Carnaval
Dia 05                    Recesso

Abril
Dia 17                    Conselho de Classe Participativo
Dia 18                    Feriado - Paixão 
Dia 21                    Feriado - Tiradentes

Maio
Dia 01                    Feriado - Dia do Trabalho

Junho
Dia 12                    Copa - Jogo do Brasil
Dia 16                    Copa - Jogo em Curitiba 
Dia 17                    Copa - Jogo do Brasil
Dia 19                    Feriado - Corpus Christi
Dia 20                    Copa - Jogo em Curitiba
Dia 23                    Copa - Jogo do Brasil
Dia 26                    Copa - Jogo em Curitiba
Dia 27                    Término das aulas 

Julho 
Dia 14                    Início das aulas

Publicação na Gazeta do Povo do dia 24/02/14

Auxílio-moradia
O Poder Judiciário, aquele que deveria ser o guardião das prerrogativas éticas e morais em um Estado de direito, corre sérios riscos de perder sua credibilidade em nosso estado. Contrariando o CNJ e andando na contramão da história, o TJ, ao insistir na aprovação do auxílio-moradia para desembargadores, banaliza o princípio clássico de justiça social, dando aos seus pares concessões dispendiosas em detrimento da maioria da população que não goza do direito a uma moradia digna.
Marcelo Rebinski, historiador

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 22/02/14

Copa do Mundo 3
Viva! Vai dar Copa em Curitiba! Se tudo der certo, como estádio impecável, hotelaria, alimentação e mobilidade urbana eficientes, nossos políticos dirão aos pessimistas de plantão que o sucesso trouxe divisas suficientes para pagar a estratosférica conta. Se der errado, veremos o jogo do empurra-empurra para achar culpados entre seus pares pelo fracasso e, com certeza, chutarão a bola para o contribuinte arcar com o ônus da dívida e da incompetência.
Marcelo Rebinski, historiador

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Publicação de Artigo Internacional - FIEP BULLETIN - 2014

Resumo de Artigo Científico publicado na Revista FIEP BULLETIN. Defendido e apresentado no XI Congresso Científico Latino-Americano e XI Congresso Científico Brasileiro da FIEP durante o 29º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2014 - Foz do Iguaçu - Brasil

FIEP BULLETIN - Volume 84
Four Language edition (Português - English - Français - Español)





Gildasio Jose dos Santos1
Divanalmi Maia2
Heloiza Helena Braglia2 
Marcelo Rebinski2 
Thadeu Angelo Miqueletto2
Cassio Hartmann3

DISTÚRBIO DE CONDUTA, SEUS REFLEXOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, NA ESCOLA, E A INCLUSÃO SOCIAL 


RESUMO 

Este trabalho teve por objetivo verificar o Transtorno de conduta caracterizado pela presença de um comportamento dissocial ou agressivo persistente dos alunos que frequentam as aulas de Educação Física, através dos professores, como também o comportamento dentro das salas de aulas associado a uma alteração significativa e global das relações com as outras crianças. O estudo é descritivo e baseia-se nas características motoras e psíquicas de crianças possuem, levantando aspectos comportamentais na escola apresentados pelas mesmas na Cidade de Curitiba Estado do Paraná. A população escolhida compreendeu 60 professores. 
O trabalho caracterizou-se como pesquisa do tipo descritiva, com a utilização de questionários aplicados aos professores, com o total de 10 (dez) questões fechadas e abertas para investigar o comportamento agressivo do aluno na escola. 
Palavras-chaves: Transtorno de conduta. Educação Física. Escola. Inclusão Social


CONDUCT DISORDER AND ITS CONSEQUENCES IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES IN SCHOOL, AND SOCIAL INCLUSION 


ABSTRACT

This study aimed to verify the Conduct disorder characterized by the presence of a persistent or aggressive behavior Dissocial students who attend physical education classes by the teachers, as well as behavior within classrooms associated with a significant change and global relationships with other children. The study is descriptive and is based on motor characteristics and psychic children have, raising behavioral aspects presented in the same school in the city of Curitiba Parana State. The population comprised of 60 teachers chosen. 
The work was characterized as descriptive research, with the use of questionnaires to teachers, with a total of ten (10) closed and open questions to investigate aggressive behavior of the student in school. 
Keywords: Conduct disorder; Physical Education; School; Social Inclusion. 
  

DES TROUBLES DE CONDUITE ET SES CONSÉQUENCES EN COURS D'ÉDUCATION PHYSIQUE À L'ÉCOLE, ET L'INCLUSION SOCIALE 


RÉSUMÉ

Cette étude visant à vérifier le trouble des conduites caractérisées par la présence d'un comportement asocial étudiants persistants ou agressif qui fréquentent les cours d'éducation physique par les enseignants, ainsi que des salles de classe de comportement au sein associé à un changement important et les relations globales avec les autres enfants. L'étude est descriptive et est basé sur les caractéristiques du moteur et avoir des enfants psychiques, soulevant les aspects comportementaux présentés dans la même école dans la ville de Curitiba État de Parana. La population était composée de 60 enseignants choisis. Le travail a été caractérisé la recherche descriptive, avec l'aide de questionnaires aux enseignants, avec plein de dix (10) questions fermées et ouvertes pour étudier le comportement agressif de l'élève à l'école. 
Mots-clés: troubles du comportement, l'éducation physique, l'école, l'inclusion sociale. 


TRASTORNO DE LA CONDUCTA Y SUS CONSECUENCIAS EN CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA, Y LA INCLUSIÓN SOCIAL 


 RESUMEN 

Este estudio tuvo como objetivo verificar el trastorno de la conducta que se caracteriza por la presencia de una persistente o agresivo comportamiento disocial estudiantes que asisten a clases de educación física por los profesores, así como el comportamiento en las aulas asociados con un cambio significativo y mundial relaciones con otros niños. El estudio es de tipo descriptivo y se basa en las características del motor y los niños psíquicos tienen, evantando los aspectos de comportamiento que se presentan en la misma escuela en la ciudad de Curitiba, Estado de Paraná. La población compuesta por 60 profesores escogidos. 
El trabajo se caracteriza por la investigación descriptiva, con el uso de cuestionarios a profesores, con un total de diez (10) preguntas cerradas y abiertas para investigar el comportamiento agresivo de los estudiantes en la escuela. 
Palabras clave: Trastorno de conducta; Educación Física; School; Inclusión Social. 

Consulta ao artigo na íntegra: www.congressofiep.com/cientifico





Relação dos Professores Representantes das Turmas da Manhã

Abaixo, relação das turmas e seus respectivos professores representantes:

Turma                               Prof.                                   Disciplina
9º A                                   Inaura                          Língua Portuguesa
9º B                                   João Augusto              História
1º A                                   Marcelo/Cristiane        Filosofia/Química
1º B                                   Roberto                       Matemática
1º C                                   Fabiani                        Língua Portuguesa
2º A                                   Darinês                        Inglês
2º B                                   Michela                       Geografia 
3º A                                   Marcelo                       História
3º B                                   Sheila                          Física 

Prof. Marcelo Rebinski