Aprendendo a escrever melhor
Marcelo Rebinski
Escrever Melhor é um texto (livro) publicado pela Editora Contexto e de autoria de Dad Squarisi e Arlete Salvador. As autoras, no livro apresentam de forma clara e objetiva as grandes "ciladas" da língua portuguesa que nos deparamos em escrever um texto, seja qual for.
Escrever Melhor, no estrito termo da palavra, exige 10% de inspiração e 90% de transpiração. Sim! Escrever é um trabalho árduo. Textos são cortados, aumentados, transformado, virados pelo avesso, amassados, condensados. O texto só brilha depois de "apanhar" muito.
Estudantes, jornalistas, advogados, executivos e outros profissionais que usam a escrita no dia a dia leem, releem e reescrevem dissertações, reportagens, teses, petições, documentos. A mensagem precisa chegar às mãos dos chefes e dos clientes e de professores com correção, clareza e objetividade. Escrever Melhor se destina a esses escritores-editores. Eles aprenderão a passar a limpo, que é a segunda etapa do processo de criação. É o momento de cortar, ajustar, mudar, adaptar, transformar, socar, cachoalhar.
Mas como saber quando e onde mexer? O texto de Dad Squarisi e Arlete Salvador serve de guia. Nele, as autoras apresentam um roteiro de elementos lógicos, estilísticos e gramaticais que comprometem a qualidade da produção e indica soluções. Melhorar o texto significa deixá-lo conciso, objetivo, claro e ... sedutor. Em suma, eficaz - garantia de que o recado chegará sem ruídos ao destinatário.
Escrever Melhor não é um texto para aprender gramatica e tornar-se um filólogo renomado, mas apenas um bom escritor que sabe transmitir com clareza e objetividade determinado assunto.
Apesar de Escrever Melhor ser um livro de grande ajuda para entender e compreender as artimanhas da língua portuguesa, vale lembrar que um dos pontos cruciais para poder escrever bem esta, intimamente, vinculado a prática da leitura como um hábito diário. Quanto mais se lê e exercita a escrita, mais se adquire o domínio da árdua tarefa de escrever bem.
Texto adaptado. Créditos são de Dad Squarisi e Arlete Salvador
Nenhum comentário:
Postar um comentário