domingo, 11 de novembro de 2012

O Verdadeiro Conceito de Cidadania e Responsabilidade Social



A Complexidade do termo Cidadania e Responsabilidade Social

Hoje em dia é coisa corriqueira vermos nos meios de divulgação (imprensa) exemplos de cidadania. Porém, a banalização das palavras "exemplo" e "cidadania" causam confusão no imaginário e senso comum da sociedade sobre seus reais significados que, apesar de uma ampla difusão, não são explicados com os critérios que deveriam. Muita gente confunde cidadania com caridade e solidariedade, essenciais no plano da vida moral e mesmo emocional de um cidadão.
Porém, no plano do exercício da cidadania social, civil e política não basta apenas fazer o "bem". Assim, a cidadania deve ser vista como uma atitude essencialmente pública, para que outros dela se sirvam, aprendam, se motivem.
O exercício da "postura cidadã" não pode limitar-se a uma boa conduta individual, uma vez que é, sobretudo uma atitude de participação totalmente social.
No campo da responsabilidade social, o cidadão comum precisa conscientizar-se que seu papel tem que ser exercido visando a coletividade como um todo.
É necessário entender que não basta ao cidadão ter a consciência de seus direitos individuais, mas sim, sobretudo da coletividade, dos bens coletivos e de sua responsabilidade social perante a sociedade em que esta inserido.
Cabe a nós, principalmente com relevância do conhecimento sobre Educação Fiscal influenciar na formação do cidadão para que exerça e tenha uma atuação crítica e participativa no exame de como o Estado administra as receitas públicas e consequentemente, como esta forma afeta diretamente sua vida.
Precisamos despertar o espírito avaliativo entre Cidadão x Estado onde cidadão possa criticamente reivindicar os seus direitos e o Estado cumprir com suas obrigações, pois assim, prevalecerá a cidadania consciente e a resposabilidade social, fazendo valer seus anseios através do exercício do controle social sobre a administração pública, incentivando e difundindo a cultura da cidadania.

Obs: Texto comentado no endereço eletrônico do Ministério da Fazenda/Curso Dissseminador Fical:
https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/mod/forum/discuss.php?d=111941

Prof. Marcelo Rebinski

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Resposta ao Elogio recebido via Ouvidoria da SEED/PR

Atendimento nº 35010/2012:

É com grande felicidade que recebo o elogio enviado pelo atendimento acima.
Com mais de 15 anos no magistério público e privado obtive durante este período experiências que possibilitam levar o processo educacional de uma forma não tradicional, mas sim, voltada para as relações pautadas nos valores éticos e humanitários com a intenção de promover dentro do ambiente escolar o livre exercício da cidadania.
A ideia da criação do Blog surgiu como parte integrante do desenvolvimento educacional de nossos alunos, tornou-se uma ferramenta de auxílio com intuito de despertar o interesse (utilizando a internet) em assuntos extracurriculares.
Através do Blog os alunos podem acompanhar todas as atividades  e aulas que são realizadas dentro da sala. Este mecanismo possibilita ao aluno consultar notas de atividades informais e das provas bimestrais, além das médias oficiais. Porém, o principal objetivo é despertar a leitura de textos nas áreas de Filosofia e História relacionando tais textos com os conteúdos ministrados em sala.
Por acreditar que a educação é o principal agente transformador de nossa sociedade e nossos alunos o alicerce do futuro, reafirmo meu compromisso de promover uma educação do ser humano como um todo, formando cidadãos comprometidos com a coletividade, com a justiça social e com os valores éticos e morais.
Ao pai anônimo que através desta manifestação de carinho, agradeço o imenso reconhecimento do trabalho desenvolvido e reafirmo mais uma vez, meu comprometimento com uma Educação que busque a valorização do ser humano como agente de transformação de nossa sociedade.

Curitiba, 07 de novembro de 2012. 


                                                          Marcelo Rebinski
                                                           Prof. de História




CONVOCAÇÃO

Programa de Aceleração do Ensino-Aprendizagem

Ficam convocados todos os alunos com notas bimestrais inferiores a 4,0 dos 9º Anos A e B (Ensino Fundamental)  e 1º e 2º B (Ensino Médio) na disciplina de História para participar no dia 10/11/12 (sábado) das 08:00 às 11:30 Horas do PAEA.
Tal convocação é obrigatória, pois visa a recuperação das médias dos bimestres anteriores.
O não comparecimento caracteriza a exclusão do Programa de Recuperação, tendo em vista que será realizado somente na data acima.


Prof. Marcelo Rebinski
 

domingo, 28 de outubro de 2012

VENCEU A MUDANÇA SEGURA


A mudança segura, responsável e ética venceu. Curitiba não é para ser governada por forasteiro.
Curitibano é crítico, politizado e racional. O estigma da insegurança passou. Curitiba provou que o PT "não come criançinhas".
 
Parabéns Gustavo!  Parabéns PT! Parabéns Curitiba!
 
Prof. Marcelo Rebinski

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ENTREGA DE BOLETINS


Conforme determinação da Direção do Colégio Estadual Nilson Baptista Ribas a entrega dos Boletins referentes ao 3º Bimenstre (Ensino Fundamental) e 1º Bimestre/2º Semestre (Blocos de Humanas e Exatas será sábado dia 20/10/12  a partir das 10:00 horas.


Prof. Marcelo Rebinski

VISITAÇÕES EXTERNAS - PARTE INTEGRANTE DA SEMANA CULTURAL

ATENÇÃO
Confirmado as visitações aos Parques Tanguá, Tingui, Bosque Alemão e aos Monumentos Arquitetônicos Fonte de Jerusalém, Catedral Basílica de Curitiba e Mesquita Muçulmana para o dia 22/10/12 nos períodos Manhã e Tarde.
Prof. Marcelo Rebinski

SEMANA CULTURAL NILSON BAPTISTA RIBAS


Nossa Semana Cultural/2012 realizada entre os dias 08,09,10 e 11 de outubro foi um sucesso.
O reconhecimento esta no link  institucional do Portal Dia a Dia Educação da SEED/PR.
Foram quatro dias de interação entre professores e alunos através do Projeto "Ciência, Cultura e Arte: uma lição cidadã" que mobilizou todas as disciplinas por meio de atividades multidisciplinares.
 
Parabéns ao Corpo Docente e Discente pelo entusiamo, dedicação e dinamismo numa verdadeira demonstração de cidadania.
 
O Projeto esteve sob a coordenação geral da Profª Evelise JC Sermann (Direção) e Cristiane Fernandes (Vice Direção). Com Colaboração dos Professores Inaura Marcondes e Marcelo Rebinski (planejamento geral, estrutura, logistica e apoio).

Prof. Marcelo Rebinski