domingo, 30 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 30/03/14

Mensalão tucano
Mais uma vez o ministro Joaquim Barbosa foi a única voz retumbante no STF ao votar contra a transferência do mensalão tucano para a Justiça de primeira instância. Com a sapiência de um jurista que entende que crimes de corrupção são cancros que invadem e destroem uma nação e que não merecem foro privilegiado, o ministro demonstra à sociedade que o papel da Suprema Corte é o de julgar crimes desta envergadura sem distinções, mesmo que haja regras impeditivas como foi o caso da renúncia de Azeredo.
Marcelo Rebinski, historiador

sexta-feira, 28 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 28/03/14

Pedágios 


O que o Ministério Público Federal revela acerca dos “atos secretos” sobre os contratos de pedágio no Paraná (Gazeta, 27/3) não causa nenhuma surpresa. Há duas décadas que o estado está sendo leiloado através de concessões obscuras entre concessionárias que exploram as rodovias. Não é de hoje que temos um dos mais caros pedágios da federação. A falta de transparência sobre como se deram as concessões e, consequentemente, seus excessivos termos aditivos dão margem para que tenhamos a presunção de que todos ganham, menos o usuário.

Marcelo Rebinski, historiador

segunda-feira, 24 de março de 2014

Calendário das Avaliações Formais do 1º Bimestre - Manhã


Datas das Avaliações por Turma e Turno

AVALIAÇÃO BIMESTRAL COM VALOR DE 5,0 PONTOS

Turma                                                                                                   Data
1º A - Filosofia                                                                                       31/03/14
1º A - Sociologia                                                                                   03/04/14
1º C - Sociologia                                                                                   02/04/14
1º C - História                                                                                       04/04/14
2º A - História                                                                                       04/04/14
3º A - História                                                                                       04/04/14

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE RECUPERAÇÃO COM VALOR DE 5,0 PONTOS

Turma                                                                                                   Data
1º A - Filosofia                                                                                       07/04/14
1º A - Sociologia                                                                                   10/04/14
1º C - Sociologia                                                                                   09/04/14
1º C - História                                                                                       11/04/14
2º A - História                                                                                       11/04/14
3º A - História                                                                                       11/04/14

Publicado em 24 de março de 2014.

Prof. Marcelo Rebinski

domingo, 23 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 23/02/14

Pesquisa eleitoral
A última pesquisa que revela Dilma como favorita à reeleição já no primeiro turno (Gazeta, 20/3) deve-se a dois fatores importantes: Lula, que já se encontra em campanha antecipada pela reeleição, e uma maior visibilidade midiática da presidente. Mas é cedo para que petistas comecem a sacudir suas bandeiras. O termômetro eleitoral somente mostrará a verdadeira temperatura da disputa após a realização da Copa. Se houver a “Copa das Copas” e não ocorrer nenhuma convulsão social, a eleição poderá estar garantida; caso contrário, a tendência é que o atual cenário sofra uma reversão total.
Marcelo Rebinski, historiador

sexta-feira, 21 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 21/03/14

Diários Secretos
É inadmissível que, após uma exaustiva investigação da Gazeta do Povo e RPCTV, com a revelação dos Diários Secretos na Alep, o Ministério Público não tenha oferecido denúncia dos dois deputados envolvidos no caso. As justificativas de que não há favorecimento não convencem. Não quero ser levado a acreditar que o MP esteja a serviço do poder econômico e político. Se tais denúncias não forem apresentadas a tempo e a prescrição ocorrer, a instituição perderá sua credibilidade.
Marcelo Rebinski, historiador

Publicação na Gazeta do Povo do dia 19/03/14

Aposentadorias 2
As aposentadorias pagas a ex-governadores afrontam a Constituição e a moralidade pública. São um verdadeiro caso de deboche contra a nação brasileira. Não há razão plausível para que a Justiça não tenha dado prioridade à ação ajuizada pela OAB para acabar com essa indecência. Isso transformou-se numa verdadeira capitania hereditária que passa de pai para filho, ou, melhor dizendo, de falecido para viúva, numa verdadeira pilhagem e desrespeito para com a justiça social.
Marcelo Rebinski, historiador

domingo, 16 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 16/03/14

Lula

Na entrevista (Gazeta, 14/3), o ex-presidente Lula saiu pela tangente, como é prática de qualquer político em ano eleitoral. É público e notório que, dependendo do andar da carruagem, da crise institucional e política entre Dilma e sua base aliada e do resultado da Copa, Lula entrará na disputa para tentar garantir ao PT mais quatro anos no poder. Já quanto ao mensalão, Lula poderia ter aberto o jogo e dizer aquilo que todos nós sabemos: que está radiante com o desfecho da Ação Penal 470, que livrou os bilontras da pátria de penas severas ao descaracterizar as acusações sobre o crime de formação de quadrilha.
Marcelo Rebinski, historiador

sexta-feira, 14 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 14/03/14

“Blocão” 2
A rebeldia protagonizada pelo “blocão” de partidos insatisfeitos com o governo federal e liderado pelo PMDB não passa de fogo de palha em véspera de eleição. Fisiológicos e barganhistas, os rebeldes querem tão-somente cargos, maior poder de decisão e liberação de verbas. Os caciques insatisfeitos sabem perfeitamente que, apesar dos deslizes do governo, o PT ainda é o principal favorito nas próximas eleições.
Marcelo Rebinski, historiador

quarta-feira, 12 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 12/03/14

Secretaria da Fazenda

O governo Richa dá mais um tiro no pé ao não manter Jozélia Nogueira (Gazeta, 11/3) na pasta da Secretaria da Fazenda. De perfil técnico e pragmático, a ex-secretária vinha tentando organizar a situação financeira do estado. Foi graças a ela que o estado conseguiu honrar o pagamento do 13º salário dos servidores, reduzir o comprometimento do caixa com despesas de pessoal e revelar o caótico endividamento. Se o governo estadual tivesse desde o início dado preferência a secretários com perfil técnico, não estaríamos presenciando situações vexatórias como PMs empurrando viaturas por falta de combustível.
Marcelo Rebinski, historiador

segunda-feira, 10 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 10/02/14

“Volta, Lula” 1

O movimento “Volta, Lula” (Gazeta, 9/3) é tão exato quanto dois mais dois são quatro. Dilma nunca fora a candidata de Lula. O candidato de Lula sempre foi José Dirceu, que, devido à tempestade do mensalão, ficou inviável. Dilma acabou sendo preparada às pressas para garantir mais quatro anos de poder ao PT. Se durante estes próximos meses o barco mostrar indícios de que irá naufragar, teremos Lula como candidato. O PT não entregará com facilidade seu sonho de dois decênios no poder.
Marcelo Rebinski, historiador

sábado, 8 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 08/03/14

Vaquinha 2
Não resta dúvida de que a tal “solidariedade” defendida pela militância petista na vaquinha milionária para pagar as multas dos mensaleiros tem algo de obscuro e nebuloso. A concepção de que as doações seriam uma forma de corrigir um julgamento propagado como injusto não cola. É necessária uma investigação criteriosa sobre a origem dessas doações, pois é evidente que os militantes não têm tanto dinheiro para promover essa pouca vergonha.
Marcelo Rebinski, historiador

sexta-feira, 7 de março de 2014

Estatísticas de Visualizações do Blog

Países estrangeiros com maior acesso ao Blog

1º Estados Unidos
2º Rússia
3º Alemanha
4º França
5º Reino Unido 
6º China
7º Índia 
8º Sérvia 

quarta-feira, 5 de março de 2014

Publicação na Gazeta do Povo do dia 05/03/14

Copa do Mundo
Como se não bastasse a gastança generalizada para a construção da Arena e de obras de mobilidade urbana para essa malfadada Copa em Curitiba ficaremos, agora, reféns das regras de exceção da Fifa (Gazeta, 2/3), ditando o que pode e o que não se pode fazer. Só faltava o documento imposto pela Fifa ao poder público cercear o direito de ir e vir do cidadão. Realmente, é muita audácia e petulância termos de nos submeter a essa situação vexatória.
Marcelo Rebinski, historiador

Publicação na Gazeta do Povo do dia 03/03/14

Assembleia
Às vezes me pergunto se não estou vivendo na vida real a hilária telenovela O Bem-Amado, com as artimanhas protagonizadas por Odorico Paraguaçu na fictícia Sucupira. Pois é isso que vejo o Poder Legislativo promover nos últimos dias. “Tratoraço” para aprovar auxílio-moradia para juízes, privatização da saúde com a criação da Fundação Estatal de Saúde, votações a toque de caixa em projetos de interesse do Executivo e declaração machista do presidente da Casa. Chega a ser irônico e sarcástico.
Marcelo Rebinski, historiador